Memorial Ao sermos contatados pelo cliente, o pedido inicial foi o desenvolvimento de um centro de reciclagem em Cidade Tiradentes, bairro periférico de São Paulo, no qual sua construção fosse rápida e pudesse ser transportada ou aumentada com o decorrer do tempo.
A solução proposta foi uma construção utilizando contêineres adaptados, por serem de rápida execução, transporte e projeto.
Inicialmente preparamos o terreno e realizamos 6 pilares em concreto para nivelarmos o contêiner ao nível da rua, deixando-o elevado do solo para facilitar sua manutenção e transporte. Após as pilastras realizadas, um pequeno platô foi concretado, para servir de acesso ao contêiner.
Com essa base pronta, o contêiner foi transportado de Santos-SP, e ao chegar no terreno, içado e locado sobre os pilares de concreto. Uma obra rápida, limpa e sustentável.
Internamente foi realizado uma divisória em chapa metálica, dividindo a área da recepção do deposito, instalamos o piso em compensado naval e realizamos toda a infraestrutura elétrica com conduites galvanizados. Novas aberturas foram realizadas, com uma porta de correr na recepção e uma porta dupla de abrir no deposito, criando uma corrente de ar permanente.
O acabamento interno foi realizado um tratamento anticorrosivo e aplicado pintura automotiva branca. Externamente foi aplicado o mesmo tratamento, e ao final realizado um grafite com moradores locais.
O contêiner ao final atendeu as necessidades especificadas pelo cliente, sendo uma obra econômica, com prazo curto e sustentável, além de beneficiar uma comunidade carente e incluir sua participação no processo projetual. Ficha Técnica
Projeto: André Ávila Arquitetura + Luis Canepa Arquitetos Status: completo Local: Cidade Tiradentes- São Paulo, SP Área Construída: 25m² Ano: 2018